domingo, 4 de julho de 2010

Os outros



Penso muitas vezes nas "estórias" das pessoas que me rodeiam e eu não conheço. Quando os meus filhos eram adolescentes e iamos jantar ou almoçar fora, tinhamos uma brincadeira que era olhar para uma determinada mesa e dar-mo-nos cinco minutos, após os quais cada um de nós contava a novela dos membros da referida mesa. Era muito curioso ver como diferiam os "olhares" sobre a mesma realidade.
O que também dizia muito não só de nós próprios, como da nossa forma de encarar os outros, para além de nos pôr a falar de realidades distintas. A minha mãe fazia muito esta experiência comigo. Quando eu era mais crescida pelos meus dezoito ou vinte anos, acabavamos sempre numa imensa risada por causa dos guiões que ambas inventávamos.
No fundo, acabei por repetir com os meus aquilo que já os meus pais haviam feito comigo. Hoje lembrei-me disto a caminho do aeroporto, quando fui bucar o meu filho mais novo, que tinha ido visitar o mais velho. É que, por uns tempos largos, não voltaremos a estar os três a fazer destas estórias...

Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário