quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As novas tecnologias


Virgínia tinha hoje cinquenta anos, três casamentos, três divórcios, duas filhas e um filho já independentes. Bom, independentes, é uma forma de expressão porque, embora ganhassem mais do que ela, também gastavam em proporção, pelo que a sua conta bancária nunca estava ao abrigo dos desvarios filiais.Era nisto que ela pensava quando, estafada, chegou a casa com uma carta na mão.
Ainda não conseguira habituar-se completamente ao ruído dos seu saltos no chão de madeira, pese embora viver sozinha, fosse a sua sina há já uns anos.
Olhou-se ao espelho do hall e sentiu em cima dela mais vinte anos.
Tinha fome mas pouca vontade de cozinhar. Acabou por tomar um chá e uma torrada e ficar a olhar, embrutecida, a televisão. Há anos que era assim...
Irritada, pensou ser chegada a altura das grandes decisões. Para grandes males o melhor eram os grandes remédios, ou, traduzindo por miúdos, a net.
Na sua página do Face contava já com dois mil amigos. Era preciso saber escolher e depois avançar. Afinal, a Rita, uma grande amiga, era aí que encontrava os homens da sua vida. Porque não tentar ela também?
Primeiro seleccionou os que tinham foto. Depois, os que tinham idade próxima da sua. De seguida, aqueles que manifestassem interesses comuns. Seleccionou dez.
Criou um texto mensagem que lhes enviou e ficou à espera. Todos estavam em chat. Seis responderam logo. Destes, três pareceram-lhe vias possíveis. A eles começou a revelar-se aos poucos.
Um perdeu-se ao fim de poucas noites. Mas os outros dois tinham, de facto, interesse. Por isso manteve-os até que o inevitável pedido de encontro veio à baila.
Porque não, pensou? Era apenas preciso decidir por qual começar . Não era fácil, porque ambos haviam sabido salgar as suas noites. Mas, perante a pressão, decidiu tornear a questão e propôs o uso prévio do Skype para o reconhecimento físico. E assim fez. A proposta foi aceite para o sábado seguinte, à noite.
Chegado o momento esperou que ring ring do computador tocasse. Às 21h30 precisas, como combinado, Pero Maduro, nick name do encantador de almas solitárias, apareceu no ecrã do seu PC.
A comoção, a surpresa e a irritação de ambos não podia ser maior. Do outro lado estava o primeiro ex marido da nossa protagonista, o pai dos seus filhos. Com mais uns quilos em cima, claro, e menos uns tantos cabelos na cabeça.
-Tu, Virgínia?!
- Eu sim, porquê?
-Então, és tu a serpente maliciosa?
- Sou eu, sim Francisco. E tu és o Pero Maduro?!... Só a mim!
- Só a ti, não. Só a mim, direi eu.
- E a tua mulher?
- Dorme.
- Ah!
Ambos desligaram o Skype. As novas tecnologias também podem trazer velhas surpresas!

Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário